www.professormarcosilva.com.br
   



clique para ampliar
Hora De Construir – História De Minas

Silva, Marco Antônio, Hora de construir: história de Minas Gerais, 4º/5º ano / Marco Antônio Silva, Amélia Porto. -- 1. ed. -- Belo Horizonte: Editora FAPI, 2011. ISBN 978-85-7514-806-8
Obra aprovada no PNLD 2013

   Este livro traz inúmeras informações, reflexões, mapas, fotografias, ilustrações e propostas diversificadas de atividades para estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Partindo sempre do presente e do cotidiano, suscita reflexões sobre experiências em tempos e lugares diferentes na história de Minas Gerais, para que os estudantes compreendam melhor a própria história, a história do município, a da região, a do país e a do mundo em que vivem. A abordagem não fica restrita ao tratamento da bela história das chamadas cidades históricas (Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Delrei....). A heterogeneidade de histórias dos 853 municípios do Estado foram também comtempladas. A obra oferece textos e atividades especialmente produzidas para possibilitar o desenvolvimento da leitura e do letramento durante o aprendizado da História. Nela estão presentes suportes para o trabalho com alunos que apresentam deficiências no campo da leitura. Ao mesmo tempo, são propostas alternativas para ampliar e aperfeiçoar essas habilidades em estudantes que já possuem um bom nível de compreensão leitora.


clique para ampliar
Coleção Quatro Cantos

Coleção Quatro Cantos: 2º ano:. Porto, Amélia; Aroeira, Maria Luisa; Martins Filho, Elair Calixtrato; Silva, Marco Antônio. Belo Horizonte: Dimensão, 2011. ISBN 978 – 85 – 7319 – 805 – 8.

   A tradicional brincadeira dos Quatro Cantos dá nome a esta coleção e expressa a importância do convívio, da troca e do lúdico na aprendizagem para a vida. Partindo sempre do presente e do cotidiano, a abordagem propõe para o aluno caminhos reflexivos sobre experiências semelhantes em tempos e lugares diferentes na história. Deste modo, são criadas possibilidades promissoras para que os estudantes compreendam melhor a realidade em que vivem estabelecendo relações de semelhanças e/ou diferenças, continuidade e/ou ruptura entre o passado e o presente. Assim, o passado torna-se uma referência significativa para compreensão do presente e este, por sua vez, oferece subsídios importantes para a compreensão do passado. Em outras palavras, como dizia o historiador Fernand Braudel, “o passado e o presente se esclarecem mutuamente”.


clique para ampliar
Nas Trilhas Do Ensino De História

Silva, Marco Antônio. S586n Nas trilhas do ensino de história: teoria e prática / Marco Silva, Amélia Porto. - Belo Horizonte: Rona, 2012. 128 p. il.; 24 cm.Inclui bibliografia. ISBN: 978-85-62805-06-6.

   Este livro apresenta referências teóricas importantes e sugestões de atividades que podem ser realizadas em sala de aula para auxiliar os docentes que lidam com o processo de ensino-aprendizagem de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nele estão presentes discussões sobre o ensino de História em diálogo com a legislação educacional, os documentos oficiais que orientam o sistema de ensino brasileiro e a produção acadêmica nos campos da educação e da historiografia.
   Em uma linguagem objetiva, são apresentadas concepções de ensino-aprendizagem em História; abordagens sobre os conceitos de história, historiografia e as formas como trabalham os historiadores; subsídios para a reflexão sobre as tendências da história ensinada nas escolas brasileiras; referências para seleção, organização e abordagem dos conteúdos e os itens obrigatórios que devem constar no currículo de História; orientações didáticas para abordagem de algumas temáticas seguidas de exemplos concretos de atividades produzidas por crianças do Ensino Fundamental; uma breve discussão sobre os processos de avaliação com roteiros que podem ser adaptados para o uso cotidiano na sala de aula.
   Ao final de cada capítulo, são apresentadas sugestões de livros, artigos e revistas voltados para os campos da historiografia, da educação e do ensino de História que contêm subsídios importantes para auxiliar no processo de formação continuada dos professores.


clique para ampliar
Em foco: História

SILVA, Marco Antônio. Em foco: História - Volume 1. 1. ed. Belo Horizonte: FAPI, 2008. 144 p.

   Formada por quatro volumes, traz subsídios teóricos e metodológicos para auxiliar os professores/as de História responsáveis pela educação de jovens e de adultos (EJA) nos segmentos finais do Ensino Fundamental. A coleção sistematiza e socializa experiências positivas na EJA concebendo a aprendizagem como um processo contínuo e progressivo para além de um ano letivo. Sua característica principal é a de ser um instrumento de apoio ao processo de construção das competências necessárias ao aprendizado de cada conteúdo em situações e práticas pedagógicas, organizadas em torno de diferentes usos e funções dos conhecimentos legitimados socialmente na atualidade.


clique para ampliar
História: 3.ª série Ensino Médio

Mesquita, Renato Rocha. História: 3.ª série Ensino Médio: vol. 2/ Renato Rocha Mesquita, Rejane Donnard Carneiro, Marco Antônio Silva. Belo Horizonte: Log 2010. 300p. ilust. CDU 94 940.3 940.53 981

   Voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e alunos de cursos pré-vestibulares, este livro trabalha, de forma dinâmica e interativa, temáticas relevantes para a compreensão do mundo que nos cerca e que estão presentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos vestibulares das Universidades mais importantes do país. A era do Liberalismo, a era das revoluções, o Período Imperial Brasileiro, América hispânica e os Estados Unidos no século XIX, a Europa no século XIX e a Primeira Guerra Mundial e o período entreguerras são os conteúdos abordados.


clique para ampliar
História: 3.ª série Ensino Médio

Mesquita, Renato Rocha. História: 3.ª série Ensino Médio: vol. 2/ Renato Rocha Mesquita, Rejane Donnard Carneiro, Marco Antônio Silva. Belo Horizonte: Log 2010. 260p. ilust. CDU 94 940.3 940.53 981

   Voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e alunos de cursos pré-vestibulares, este livro trabalha, de forma dinâmica e interativa, temáticas relevantes para a compreensão do mundo que nos cerca e que estão presentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos vestibulares das Universidades mais importantes do país. As temáticas abordadas vão da história europeia do século XVII ao período entre guerra e a América e o Brasil no século XIX.


clique para ampliar
História: 3.ª série Ensino Médio

Silva, Marco Antônio. Caderno de questões de vestibulares. Belo Horizonte: Soma, 2006. 164 p. ilust. CDU 373.53

   Este livro traz com explicações curtas e objetivas as partes essenciais de cada conteúdo de História cobrado nos diversos vestibulares de todo país. Ao final de cada capítulo o leitor encontra uma bateria de questões advindas dos vestibulares brasileiros dos quatro últimos anos.


Copyright ©2015 Professor Marco Silva. Todos os direitos Reservados.