www.professormarcosilva.com.br
   


 

Formas mais comuns de consultoria, oficinas e palestras

     No mundo de hoje as demandas e tarefas desempenhadas pelas Escolas e Secretarias de Educação são cada vez maiores e difíceis de serem executadas. Existe uma infinidade de tarefas a cumprir, de cobranças externas, de expectativas sociais com o trabalho da escola e a educação em geral. No meio deste turbilhão, professores, coordenadores, diretores, gestores e secretários de educação muitas vezes não conseguem encontrar tempo necessário para planejar e avaliar suas ações.

     A sociedade, por sua vez, deposita expectativas cada vez maiores sobre a educação. Entretanto, é necessário que as famílias e a sociedade tenham ciência do papel que devem desempenhar no processo de formação de nossas crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, o professor Marco Silva auxiliando escolas e secretarias de educação demonstrando que a tarefa de educar deve ser compartilhada entre o poder público, a escola, as famílias, as empresas e instituições sociais em geral.

     O direito à educação formal, por sua vez, deve ser estendido inclusive aos cidadãos, não frequentam a escola na idade correta. Dentre estes estão inclusive milhões de brasileiros que não sabem ler e escrever ou são analfabetos funcionais. Nesta perspectiva, o professor Marco Silva atua em parceria com empresas, sindicatos e ONGs apresentando possibilidades e motivando adultos a estudar novamente.

     Outra frente de trabalho está vinculada ao resgate da história dos municípios. Muitos mineiros ainda acreditam que apenas as belas histórias das chamadas cidades históricas são importantes. No entanto, a diversidade, a riqueza e a originalidade das histórias dos 853 municípios do Estado podem e devem ser trabalhadas com estudantes e munícipes. Partindo deste princípio, o professor Marco Silva vem prestando serviços de consultoria e assessoria à prefeituras do interior de Minas na pesquisa, exploração pedagógica e divulgação da história dos municípios mineiros.

 
  1. Palestras mais comuns  
 

A responsabilidade das famílias na educação dos filhos.

Público alvo: Pais e responsáveis em geral e/ou professores

Nesta palestra, o professor Marco Silva discute a necessidade das famílias, independentemente da posição social e cultural, assumirem a educação dos filhos com autoridade, respeito e serenidade. Alerta pais e responsáveis sobre a importância da educação no âmbito doméstico demonstrando que a escola tem uma função complementar e não primeira ou total na educação das crianças e adolescentes. Por fim, apresenta professores e educadores em geral como parceiros das famílias e para exercerem suas funções precisam de respaldo, respeito, confiança e colaboração.

Obs.: Pela abrangência do tema é apropriada para pais da Educação Infantil ao Ensino Médio. O professor Marco Silva adapta o conteúdo proposto de acordo com a demanda das escolas ou secretarias de educação.


Voltar a estudar é possível.

Público alvo: adultos que não concluíram o Ensino Básico ou nunca estudaram

Nesta palestra, o professor Marco Silva apresenta a adultos de todas as idades que nunca frequentaram uma escola ou que deixaram de concluir o Ensino Fundamental ou Médio as possibilidades de voltar a estudar. Além disso, apresenta os caminhos para se ingressar numa universidade pública ou alternativas de bolsas e financiamentos para os que pretendem cursar uma universidade privada.

Obs.: O professor Marco Silva adapta o conteúdo proposto de acordo com o perfil dos funcionários ou público da instituição contratante.

 
  2. Oficina mais comum  
 

Oficina de leitura e escrita

Ementa

Estratégias de leitura

Leitores proficientes utilizam estratégias cognitivas e metacognitivas antes, durante e depois da leitura. Estes recursos são utilizados para leitura de diversas disciplinas escolares, gêneros textuais contínuos e não contínuos (gráficos, tabelas, imagens...) nos mais variados contextos.

Conhecer, utilizar e dominar estas estratégias amplia significativamente as habilidades de leitura. Assim, todo aquele que sabe ler, mas não possui níveis satisfatórios de interpretação, pode se transformar num leitor competente.

    Conteúdo

   AS ESTRATÉGIAS ANTERIORES À LEITURA
      1. Motivação
      2. Objetivos da Leitura
      3. Ativar o conhecimento prévio
      4. Estabelecimento de previsões sobre o texto

   AS ESTRATÉGIAS DURANTE A LEITURA
      1. Formular previsões sobre o texto a ser lido
      2. Formular perguntas sobre o que foi lido
      3. Esclarecer possíveis dúvidas sobre o texto
      4. Resumir ideias
      5. Os erros e as lacunas de compreensão
      6. Inferência lexical
      7. A leitura contínua

   ESTRATÉGIAS UTILIZADAS APÓS A LEITURA
      1. Identificação da ideia principal
      2. Elaboração de resumo
      3. Formulação e resposta de perguntas


A ESCRITA

Vivemos num modelo de ensino onde as crianças aprendem a leitura e escrita simultaneamente. Entretanto, ler e escrever são habilidades diferentes. Na historia encontramos muitos exemplos de homens e comunidades de leitores que não dominavam a escrita. Entretanto, não se pode escrever sem dominar a leitura. Ser um bom leitor é uma condição importante para se escrever bem. Assim, a melhora dos padrões de escrita pode ser uma decorrência do trabalho com a leitura. Para isso é importante uma prática guiada por orientações adequadas.

    Conteúdo

      1. Autonomia comunicativa do texto
      2. Organização do texto
      3. Coerência textual
      4. Coesão textual


Atenção – Os cursos da OFICINA DE LEITURA E ESCRITA para estudantes são ofertados apenas em Belo Horizonte. Em outras cidades o professor Marco Silva ministra apenas palestras e/ou minicursos para professores e educadores. Em alguns casos, é possível também a realização de minicursos de 8 horas para estudantes de Ensino Médio em outras cidades.

 
  3. Consultorias  
 

1. A importância da história local na formação de uma comunidade

Minas Gerais, com seus 853 municípios, possui uma imensa e variada quantidade de histórias locais extremamente ricas. Existe uma diversidade e pluralidade econômicas, sociais, culturais e políticas presentes em cada município. Entretanto, muitos moradores sabem muito pouco sobre a história de seu município. Em alguns casos, muitos acreditam que a verdadeira e única história de Minas se resume à bela história das chamadas “cidades históricas” (Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina...) geralmente mais conhecidas e consagradas diante do grande público.

Nesta perspectiva o professor Marco Silva vem oferecendo serviços de consultoria e palestras para auxiliar escolas e secretarias de educação.

a) Na pesquisa e montagem da história do município.

Utilizando sua experiência de autor, professor de História, sua produção acadêmica e de pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, o professor Marco Silva utiliza as mais modernas técnicas de pesquisa historiográfica para orientar o levantamento e tratamento de dados visando a escrita da história do município. Além disso, auxilia no planejamento da exploração didática e pedagógica deste conteúdo para o público escolar e os moradores possibilitando que a história do município ganhe as ruas da cidade.

Obs.: Nesta modalidade, o professor Marco Silva pode auxiliar alguma equipe de professores, jornalistas e moradores do próprio município no processo de pesquisa ou constituir a sua própria equipe. Além disso, pode atuar em parceria com empresas locais como gráficas, editoras, artesãos.

b) Exploração didático/pedagógica da história do município.

Em muitos casos existe uma boa e variada produção já escrita da história do município. Nestes casos, o foco da consultoria do professor Marco Silva é a exploração didático/pedagógica desta história. Para o público escolar apresentam-se proposições balizadas nas mais novas técnicas de ensino/aprendizagem contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. Para o público em geral, estratégias variadas com linguagens diversificadas e apropriadas para setores variados da população são apontadas.

Obs.: O professor Marco Silva nestes casos pode trabalhar em parceria com empresas do município como gráficas, editoras, artesãos, professores ou com sua própria equipe.

 
 
Copyright ©2015 Professor Marco Silva. Todos os direitos Reservados.  Desenvolvido por Carlos Valverde